9 de julho de 2009

27º Festival de dança de Joinville - 15/07/2009 a 25/07/2009

Sobre o Festival

Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville, é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que em 2009 completa 27 anos, milhares de bailarinos e amantes da dança chegam a Joinville vindos de todo pais e do exterior, com diferentes objetivos:
Concorrer na Mostra Competitiva apresentar-se no Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.
Trazer para as noites especiais - Abertura e Gala - espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias de renome é também uma preocupação do Conselho Artístico e da organização do evento.
Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de 4,5 mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.

======================

De 15 a 25 de julho, cerca de 5 mil bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança se reúnem em Joinville para uma extensa programação artística e didática, colocando a cidade e Santa Catarina sob os holofotes do mundo da dança.

Clássico, contemporâneo, hip hop, jazz, sapateado, danças populares. Nas ruas, nos palcos convencionais ou em espaços alternativos, o 27º Festival de Dança de Joinville apresenta de 15 a 25 de julho um mosaico do que se produz e se ensina em dança, em suas mais variadas vertentes, no País e no exterior. São 11 dias de programação intensa, que inclui desde grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, até cursos, oficinas, e workshops coreográficos, passando por apresentações e atividades gratuitas para a comunidade e uma mostra competitiva reunindo escolas e grupos de dança amadores de todo o País e do exterior.

A expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, proporcionando mais de 220 horas de espetáculos - dos quais pelo menos 170 horas gratuitas. Ao longo de 26 anos ininterruptos de realização, cerca de 95 mil participantes subiram aos palcos do Festival, fizeram sua história e contribuíram para que ele se consagrasse o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book. O Festival também foi o trampolim inicial para a carreira de muitos jovens que vieram a se destacar no cenário da dança nacional e mundial. "O Festival de Dança já está consolidado como um grande evento internacional. A Fundação Cultural de Joinville entende que a cidade precisa olhar o evento além do palco, na área da economia da cultura - um gerador de emprego, renda - e como elemento importante na formação de profissionais na área cultural de Joinville", destaca o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira.

Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança cresceu e amadureceu. E mudou de perfil. Se no início, a mostra competitiva era a parte mais evidente do evento, hoje a programação didática/pedagógica atrai a cada ano milhares de estudantes e profissionais da dança, que veem nos Cursos e Oficinas; Workshops Coreográficos e Seminários de Dança oportunidades ímpares de se aperfeiçoarem e sua arte. E o Festival ganhou o Encontro das Ruas, focado na cultura Hip Hop, e o Meia Ponta, uma mostra não-competitiva voltada para jovens entre 10 e 12 anos. A cada ano, estudantes e grupos trabalham durante o ano inteiro, tentando se superar e brilhar nos palcos do Festival de Dança de Joinville.

As atrações gratuitas, abertas à comunidade local também foram ampliadas e consolidadas. Hoje, além dos tradicionais Palcos Abertos, há o projeto Dança Comunidade (que chega à sétima edição), o Visitando os Bastidores, a Rua da Dança e a Feira da Sapatilha, um verdadeiro ponto de encontro entre os participantes do Festival e os moradores de Joinville e região.

Paralelo a isto,o Festival de Dança é permeado de grandes espetáculos,encenados por expoentes da dança no País e do exterior, nas Noites Especiais de Abertura e Gala e na Mostra Contemporânea de Dança. Com estas características, em 2009, o 27º Festival de Dança de Joinville apresenta um retrato da dança atual, contribui para o constante aprimoramento dos estudantes e profissionais da área e ajuda a aproximar ainda mais a comunidade local e o mundo da dança.

O Festival em números

* Período do evento: 11 dias - 15 a 25 de julho de 2009
* Total de participantes: cerca de 5 mil, entre estudantes e profissionais da dança
* Vagas em Cursos e Oficinas, Seminários de Dança e Workshops Coreográficos: 2.680
* Coreografias inscritas em todo país: 2.094
* Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 220 horas
* Feira da Sapatilha: 70 expositores em 4 mil metros quadrados
* Público no Centreventos Cau Hansen: 47,3 mil pessoas
* Público no Teatro Juarez Machado: 3.700 pessoas
* Público total estimado: 200 mil pessoas

Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville


===================================



Tags - joinville, festival de dança 2009, dançarinas, fotos do festival, cobertura, fotografo, equipe, ensaios, casas noturnas, moom, maze, big bowlling, entrada, crtesia, bonus, ingressos free, maze, festival de dança, joinville, eventos, festas, show, pagode, super pagode, pagodeira, show com pagode, festas em joinville, coberturas, fotos, fotografo de festas de 15 anos, fotos, melhores fotos, v12 eventos, maze lounge, dreams, clibes em joinville, festas, shows, fotografia de qualidade, contato de fotografo

4 comentários:

Gabriel disse...

Gostaria de saber se você tem fotos da noite de sábado?? Mostra de Clássico?

Unknown disse...

Você tem fotos da 4ª notie competitiva, jazz avançado?
me responda pelo email:
fla.retamal@hotmail.com
brigada

Unknown disse...

Gostaria de saber se você tem as fotos da noite de quarta-feira, dia 22, era a oitava noite competitiva, Jazz categoria avançado.
Por favor, me responda por e-mail.
vivicris,holler0@gmail.com
Desde ja, agradeço pela atenção.
Obrigada.

Unknown disse...

Dancei um solo contemporaneo avancado que se chama "PIQUE ESCONDE", gostaria de saber de vc tem fotos... Meu email : ndr_rafa-j@hotmail.com

Aguardo!